Emissão de NFS-e em Barueri

Olá, tudo bem?

Gostaria de entender melhor como funciona a emissão de NFS-e em Barueri pela API. Vi que tem duas opções, a dúvida maior é na emissão em lote.

A emissão em lote (ou emissão por arquivo) é um serviço que algumas prefeituras que não têm webservices oferecem para ser possível importar um lote de notas diretamente no portal da prefeitura.

Ao fazer a requisição para a API através da documentação do link acima, a API retornará um documento .txt no formato esperado pela prefeitura.

Você deve realizar o login no portal deles e haverá um local para importação de arquivos em lote onde deverá adicionar o .txt gerado e as notas serão geradas a partir desse documento.

Caso tenha qualquer nota com erro, o arquivo inteiro é recusado pela prefeitura (em Barueri, o código de erro geralmente fica após um ponto e vírgula [;] no documento de retorno gerado no portal)

Em julho de 2021 identificamos que Barueri adicionou a possibilidade de integração via webservices e adicionamos a funcionalidade, pois damos preferência à esse tipo de emissão, portanto a emissão também pode seguir o fluxo padrão utilizando a NFSe que utiliza os webservices da prefeitura.

Existe apenas um empecilho para uso dos webservices que é a necessidade de um certificado digital, que não é necessária para a emissão em lote, então algumas empresas podem optar por esse método.

2 curtidas